História do Grupo
14 anos de conquistas
Fundado em 1º de junho de 2002, o Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial, tem sua sede localizada nas dependencias do Instituto Marista Graças, no município de Viamão.
Sua fundação é a concretização do sonho de alguns pais de alunos da escola que viam no movimento escoteiro uma forma de acrescentar algo a mais na educação de seus filhos.
A idéia embrionária para a fundação de um grupo escoteiro surge de uma conversa entre o então Vice-Presidente da Associação de Pais e Mestre do Instituto Marista Graças, Luis Roberto, o qual já participava do movimento escoteiro, e alguns pais de alunos.
A fim de divulgar a idéia e conquistar uma maior adesão dos demais pais e alunos, é convocada, com o apoio da Direção do Instituto Marista Graças, na figura do Ir. Gilnei Mielke e do Presidente da APAMING, Sr. Antônio Angelo Souza a primeira reunião em 03 de dezembro de 2001.
Nesta reunião, com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre pais, alunos e professores do Instituto Marista Graças, é então divulgada a intenção da criação de um grupo escoteiro e lançada as bases para tal.
Nesta mesma reunião é definida a data para a realização da primeira Palestra Informativa, para todos os pais que de alguma forma desejassem participar dessa idéia.
Em 14 de dezembro de 2001 é realizada nas dependências do Instituto Marista Graças, a primeira Palestra Informativa, com a participação de 25 pais e responsáveis, ocasião na qual são apresentados para todos os presentes, os fundamentos do Movimento Escoteiro.
Porém, a parte mais árdua do trabalho ainda estava por vir.
Estavamos na época das festas natalinas e férias escolares. Contudo, havia por parte de alguns pais o desejo de que os trabalhos não fossem interrompidos, para que não se perdesse o ímpeto inicial e houvesse uma agilização no processo de criação e desenvolvimento do novo grupo escoteiro que germinava.
Desse desejo e contando com a participação de alguns pais que se propunham levar adiante a idéia lançada em 03 de dezembro de 2001, é formada então uma Comissão Organizadora para o desenvolvimento de todas as atividades necessárias para a criação e implantação de um grupo escoteiro.
Esta comissão era formada pelas seguintes pessoas: Luiz Roberto, Cláudio, Tania Kerkhoven, Paulo Ricardo Barcellos, Mara Garcia e Dilvan Franco. Posteriormente, incorporam-se a esta comissão Amaury Gerhardt, Mare Oliveira Nascimento e Marcus Silva. Estes estavam à frente do processo de implantação do grupo até a realização da primeira Reunião Ordinária da Assembléia de Grupo.
Realizada em 16 de março de 2002, esta Reunião Ordinária teve como objetivo eleger e dar posse a primeira Diretoria de Grupo e primeira Comissão Fiscal, além de apresentar para votação o Estatuto do Grupo.
Foram eleitos como Diretores, para o biênio 2002/2003: Luiz Roberto – Presidente; Marcus Silva – Diretor Administrativo e Paulo Ricardo Barcellos – Diretor Técnico.
Nesta reunião, agregaram-se outras pessoas que viriam então a completar o quadro de adultos necessário para dar andamento ao planejamento das atividades semanais, para os diversos ramos, contribuindo de forma significativa e permitindo o efetivo início das atividades. Algumas delas tornariam-se os primeiros Chefes de Ramo.
Durante todo este período vários cursos foram realizados por todos envolvidos, buscando o aprimoramento necessário para que o início das atividades tivesse o êxito desejado.
Completada esta etapa do processo, ocorreu em 1º de junho de 2002 a primeira atividade do Grupo, marcada pela presença de autoridades municipais, representantes do Instituto Marista Graças, comunidade escolar e convidados.
Nascia, assim, o Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial, tornado realidade graças à convicção de alguns pais que acreditaram ser possível fazer algo diferente em prol de seus filhos e de todos os jovens.
O BRAZÃO E O LENÇO
Os símbolos, dizeres e cores de nosso brazão, bem como as cores de nosso lenço, cada um deles tem seu significado específico. Foram adotados como forma de representar o conjunto dos ideais do Gemidt.

OS DIZERES
1. Nome do Grupo: GRUPO ESCOTEIRO MARISTA IRMÃO DIONYSIO TONIAL • irmão marista e chefe escoteiro no RS, apelidado de "Gigio" e "Tigrão";
2. Número do Grupo: 301 • número atribuído pela UEB representa o numeral identificador do grupo em âmbito nacional;
3. O lema: IMAGINAÇÃO, DINAMISMO, DETERMINAÇÃO representam o triângulo de Champagnat e, para o Gemidt, as bases para qualquer projeto que se proponha a desenvolver
.

OS SÍMBOLOS
1. A FLOR DE LIS • símbolo mundial do escotismo;
2. As 12 ESTRELAS • símbolo marista - os 12 dogmas de Maria. Dogmas são pontos fundamentais e indiscutíveis de uma doutrina ou sistema;
3. CÍRCULO • representa um abraço nos jovens, que são nosso objetivo.

AS CORES
1. BRANCO • pureza, paz;
2. AZUL • nobreza, confiança, lealdade, amizade;
3. LARANJA • energia, vigor, alerta, operacionalidade, coragem.

Todas as Diretorias
2002/2004
Presidente – Luiz Roberto
Dir. Administrativo – Marcus Silva
Dir. Técnico – Paulo Ricardo Barcellos

2004/2006
Presidente – Amaury Gerhardt
Dir. Administrativo – Marcus Silva
Dir. Técnico – Paulo Ricardo Barcellos

2006/2008
Presidente – Mauro Luís Borges Matiotti
Dir. Administrativo - Sérgio Martin
Dir. Técnico – Alzira Bitencourth

2008/2010
Presidente – Mauro Luís Borges Matiotti
Dir. Administrativo – Marcos Silva Gonçalves
Diretor de Escotismo– Alexandre Sokolov

 

2010/2012
Presidente – Mauro Luís Borges Matiotti
Dir. Administrativo – Marcos Silva Gonçalves
Diretor de Escotismo – Alexandre Sokolov

2012/2014
Presidente – Mauro Luís Borges Matiotti
Dir. Administrativo – Marcos Silva Gonçalves
Diretor de Escotismo – Alzira Catarina Bitencourth

2014/2016
Presidente – Marcos Silva Gonçalves
Dir. Administrativo – Adriano Bonifácio Souza
Diretor de Escotismo – Alzira Catarina Bitencourth